quinta-feira, 7 de maio de 2009

-Você é o que você veste !?








Napoleão Bonaparte, durante as suas batalhas usava sempre uma camisa de cor vermelha. Para ele era importante porque, se fosse ferido, na sua camisa vermelha não se notaria o sangue e os seus soldados não se preocupariam e também não deixariam de lutar.
Toda uma prova de honra e valor.
Duzentos anos mais tarde, os nossos politicos optam por usar sempre calças castanhas!
----------------------------------------------------------------------------------------
A moda se mostra representável no comportamento e vestimenta dos indivíduos. Enquanto vestimenta é um signo, assim sendo, é uma linguagem. Portanto, como linguagem, a maneira de vestir comunica. A moda se torna determinante, no decorrer dos tempos, quando falamos em certos aspectos de disseminação de cultura, linguagens, fatos históricos, enfim, movimentos que fazem parte de nossas vidas e nos cercam – e que imprimimos no nosso modo de vestir.
Em princípio, eram nas ruas das cidades modernas que a moda se constituía – e ali era aceita ou não, imitada e logo então esquecida. Já com a globalização, a moda é reconhecida como fenômeno de uma sociedade e tem características mais complexas, uma vez que sua importância social cresce. Assim, o que era apenas regalia de uma classe elitista, no contexto contemporâneo, se mostra fragmentada e descentralizada, instruindo indivíduos na construção de suas identidades e estilos de vida, nas mais variadas classes sociais.
A maneira como nos vestimos diz muito a nosso respeito, muito antes de dizermos uma só palavra"
O que você quer dizer ao se vestir? Organização ou desleixo? Confiança ou insegurança?
Muitas apresentações começam fadadas ao insucesso devido à má aparência. Temos poucos segundos para causar uma impressão, negativa ou positiva. A sociedade e a grande maioria das pessoas que nos assistem e que conversam conosco dão muito valor a embalagem, faz parte da essência humana gerar preconceitos, resistência e julgamentos em poucos instantes. Sem uma embalagem bonita e atraente, provavelmente ninguém irá se arriscar a conhecer o conteúdo. Antes da sua próxima reunião, entrevista ou apresentação, lembre-se disso.

11 comentários:

Ana Paula Moreira disse...

Muito legal seu texto. Realmente a roupa traduz quem somos ou quem queremos ser. Nossos gostos e atitudes. Acho que sou mais básica, gosto de me sentir confortável. Visto o que me faz sentir bem. Adorei a primeira parte que vc fala das calças castanhas de nossos políticos... rsrs. Muito legal. Parabéns!

Uriel Gonçalves disse...

Cara, concordo plenamente contigo...
e com o titulo da postagem, você é o que você veste, mas tem muita gente por aih que nao veste nada (6)
ahusuahshuahusahus


mas olha só, uma dicazinha, nada demais, o seu blog é preto e as letras são cinzas... horrivel pra quem é miope :/

Fábio Flora disse...

Não devemos julgar as pessoas pelo figurino, mas o figurino pode ajudar, sim, a traçar o perfil de um indivíduo. Abraços e sucesso com o blog!

Jéssica Modinne disse...

"Julgar um livro pela capa" é errado, mas fazer o que se a "primeira impressão é a que fica"?
Concordo com você em algus pontos apresentados no post, mas nem sempre somos o que vestimos.

www.hoppipollablog.blogspot.com
ps: vou seguir. ^^

Anônimo disse...

Muito bom o post, cara! O conselho final dá no que pensar. A vida nos oferece poucos segundos para causar uma boa impressão... e, em poucos segundos, também podemos perder todas as boas impressões que recebemos.

Mas não somos o que vestimos. Acho que, se procuro me vestir bem apenas por que as pessoas vão me enxergar melhor assim, não estou, exatamente, 'sendo' o que o estou 'vestindo'.

Detesto usar paletó, por exemplo... mas minha profissão (a advocacia) me exige o figurino em diversas ocasiões. Estou, assim, sendo quase 'coagido' a me vestir de uma forma que, em situações normais, não o faria.

Claro que a elegância causa uma impressão muito melhor. É isso o que buscamos em praticamente tudo na vida: na busca pelo amor, pelo trabalho, pela fama... daí, a importância da moda.

Abraços o/

Danilo disse...

Apesar de não me interessar muito por roupas, mesmo depois de todas essas informações, adorei seu post. Principalmente pela forma com você escreveu o texto.

CAMILA de Araujo disse...

interessante o seu texto; é verdade... o modo como nos vestimos transmite muito a nosso respeito!

www.conto-um-conto.blogspot.com

polly disse...

gostei muito do seu texto
é bastante imformativo
polly-atena.blogspot.com/

José disse...

Dificil, saber exatamente o que se quer dizer vestindo-se. mas ficou bom *-*

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto!
Eu me visto de acordo com meu humor, e acho q maioria das pessoas fazem isso tbm =]
Beijos, seu blog é maravilhoso!!!

Hique disse...

Eo só quero mostrar que estou vestido...